sábado, 19 de maio de 2012

O cinema de hoje com características expressionistas


Um dos novos filmes lançados no cinema que apresenta em seu desenvolvimento cenas e características que referenciam características expressionistas é o famoso “Batman, O Retorno”, dirigido por Tim Burton. 
O filme, protagonizado por Michael Keaton (Batman), Danny DeVito (Pinguin) e Danny DeVito (Mulher-gato), quando analisado possuem algumas características da linguagem expressionista, devido a sua nostalgia do claro-escuro. Onde várias cenas são mantidas por penumbra e logo após são riscadas por feixes rápidos de luz. Além da variação de contrastes encontrados nas imagens que modifica rapidamente as cores e fortalece a aparição de sombras, causando a sensação de tensão. A dualidade de sentimentos também aparece no filme, trazendo a tona sensações do período expressionista. A escolha da trilha sonora instiga o telespectador e cria um cenário de angustia e desespero em diversas cenas do filme.



Outro filme com características expressionistas é o filme de 1980, "O Homem Elefante" dirigido por David Lynch, que conta a história de um homem que vive recluso por ter seu rosto deformado por conta de uma doença e, após ser descoberto por um médico que decide coloca-lo novamente na sociedade, terá que enfrentar o preconceito da sociedade. O filme é expressionista pelo jeito em que a doença é tratada e traz mudanças de cena rápidas, maquiagem forte, cor das cenas escuras trazendo o sofrimento em que o protagonista sofre. As músicas do filme retratam também o sofrimento do homem. 

2 comentários:

  1. mas é ESpectador, não telespectador...
    e o texto é de vcs ou de fonte?
    de qq forma, qual é a fonte de pesquisa?

    ResponderExcluir